OLHAR PARA SI DE FORMA REALISTA E HONESTA

É preciso ter um olhar realista, honesto e corajoso sobre si mesmo, para que a consciência venha à tona e você perceba e conheça as suas formas de sentir, pensar e agir. Não se constrói nada sendo antipático, hostil, desagradável, agressivo, negativo e raivoso porque a nossa vida não está do jeito que gostaríamos que ela estivesse. É comum, nestes casos, também, enveredar por maus hábitos. Estes comportamentos não ajudam em nada. Precisamos nos perguntar: “Como vão as coisas, de verdade?”. E, perguntando isso para si mesmo, estaremos praticando a autoconsciência construtiva. Estaremos olhando e analisando, explorando e conversando com outras pessoas, a fim de estarmos totalmente conscientes de quem somos do que estamos fazendo.

Quando algo em nossa vida não está funcionando, essa consciência pode trazer a mudança. A partir de então, portanto, deixaremos de ser reativos e passaremos a ser ativos.

Só assim, antecipadamente, conseguiremos prever as conseqüências e, em consciência, escolher que ação será melhor de ser tomada. E, claro, as coisas, gradativamente, vão melhorando, já que teremos tomado consciência das ações anteriores e saberemos lidar com o estresse e tensões, construindo um padrão mental positivo e de mudança, que facilitará a nossa adaptação à vida.

Com a autoconsciência aumentada, as chances de ser feliz e saudável se expandem.

A consciência é uma forma verdadeiramente eficaz para gerar mudanças positivas nas nossas vidas. É uma ferramenta que todos possuímos e que é muito construtiva e poderosa e que podemos utilizar para ganhar mais controle e conhecimento sobre nós mesmos e, com isso, termos bem-estar e felicidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.