É comum sermos atingidos por um momento de pessimismo. É difícil ver o que há de positivo na vida e se tornar otimista quando você está perdido nos pensamentos negativos. O pessimismo (ou o pensamento destrutivo), em geral, instala-se porque afunilamos a atenção para tudo o que é negativo e sombrio. Passamos a ver a vida com lentes de vitima.
A seguir, existem alguns hábitos positivos que permitem criar uma perspectiva otimista e positiva de ver a vida. Na aplicação prática delas, escolhe um dos hábitos de cada vez, e utilize-o por, pelo menos, quinze dias, para que ele se torne duradouro.
Você pretende que o otimismo tome conta de você, e que, de forma tranquila, oriente as ações do seu corpo, e domine as suas percepções e que, com consciência, você e o seu otimismo se juntem para achar uma solução plausível para as suas questões? Então, estamos no lugar certo.
Em geral, não há tempo a perder. Deseja que cada célula do seu corpo seja comandada pela força do seu otimismo e que isso se expanda para a sua vida?
Vamos aos hábitos, então:
Faça boas perguntas a si mesmo
O primeiro e mais simples passo. As perguntas que fazemos a nós mesmos, quando colocadas por uma perspectiva pessimista, nos leva para caminhos difíceis, nos prejudicando e nos tirando do foco de algum tipo de solução.
Imbuídos de pessimismo, podemos nos perguntar:
– Por que isso aconteceu comigo?
– Por que coisas ruins acontecem comigo todo o tempo?
– Por que nunca tenho sorte?
É importante que façamos perguntas alinhadas com uma perspectiva que veja a solução, com uma perspectiva otimista:
– O que eu posso fazer para melhorar esta situação?
– O que eu posso aprender com esta situação?
– Qual o passo que posso dar para começar a resolver esta situação?
Agradeça pelo que tem
Uma forma muito simples e rápida de aumentar a energia positiva é praticar a gratidão. As perguntas que podemos fazer nesta área são:
– O que tenho na minha vida hoje pelo qual posso ser grato(a)?
– Quem são as três pessoas que eu posso ser grato por ter na minha vida e por qual motivo?
– Quais são as três coisas que eu posso ser grato a meu respeito?
Na maioria das vezes, andamos na vida na forma de piloto automático. Não temos consciência das coisas boas que possuímos. É importante, portanto, que aumentemos a consciência para todas as coisas boas que temos e que nos acontecem. Quando enfrentamos um problema, ser grato pelo que tem não resolve o problema, mas pode ajudar a gente a se energizar e ficar em um estado de ser mais positivo para solucionar aquela questão.
Regenerar-se e cuidar de si
Ser otimista e positivo não é apenas pensar de forma diferente e direcionada à solução. É, também, ter a noção de que temos um corpo e, quanto melhor cuidamos dele, mais preparados e fortalecidos estaremos para enfrentar as dificuldades e para chegar aos nossos objetivos.
Mente sã; corpo são. O ditado, apesar de antigo, é sábio. Precisamos ter um sono reparador, exercitar o corpo, se alimentar de forma equilibrada para que possamos nos sentir bem. Por isso, não negligencie o cuidado com você e com seu corpo. Cuidar do seu corpo físico de forma correta pode minimizar os problemas da sua vida.
Comece o dia de forma otimista
A maneira de iniciar o dia pode definir o resto dele. Nem sempre conseguimos controlar tudo o que passa ao nosso redor e, claro, sofremos influência daquilo que se movimenta ao nosso redor. Coisas boas e coisas ruins acontecem, o tempo todo. No entanto, podemos, sempre, agir de forma que nos beneficie. É importante que nos habituemos a agir positivamente sobre o nosso dia desde o momento em que levantamos.
Relembre que você tem sempre o poder de autoinfluenciar-se de forma positiva. Escolha as palavras, imagens e cenários mentais que possam colocar você em um estado de ser pleno de recursos de acordo com as exigências, desafios e objetivos do seu dia.
Concentre-se em soluções
Uma forma de se sentir mais negativo sobre determinada situação é sentar e não fazer nada sobre isso. Ao invés disso, abra a sua mente para as possibilidades da situação que você esteja enfrentando. Deixe aquilo que considera impossível de realizar ou que não depende de você e foque a sua atenção e esforços naquilo que pode fazer e dependa de você.
Determinadas vezes, os estados negativos e pessimistas fazem a ansiedade disparar e nos leva para lugares de angustia. Nesse estado, tudo passa pela nossa cabeça, menos a solução. Para contrariar esta tendência, importa acionar o poder da ação fazendo o que é preciso ser feito. Temos de ficar dispostos a fazer o que for necessário para ser feliz.
A coisa mais importante é seguir em frente, mesmo que o passo seja pequeno.
Reduza as preocupações
O hábito de estar preocupado é uma grande poderosa e destrutiva forma de utilizar os mecanismos do pensamento contra a gente mesmo. Este habito pode ser um obstáculo para o otimismo e a positividade perante a vida. Se você sente que a preocupação excessiva tomou conta da sua mente, aplique os seguintes passos para que você possa minimizar as suas preocupações.
– Pergunte-se.
Quantas das minhas preocupações já aconteceram na vida real?
Se você sofre disso, certamente, a resposta é: muito poucas. A maioria das coisas que você teme na vida nunca irá acontecer. São apenas pesadelos que povoam a sua mente. Esta questão pode ajudar você a verificar a realidade, para se acalmar e perceber que você provavelmente está apenas construindo um pesadelo imaginário.
– Olhe para o conteúdo da sua preocupação.
A partir disso, oriente os seus pensamentos e discurso interno de forma funcional e real. Pense no que pode fazer no momento para se preparar, modificar ou prevenir esses acontecimentos imaginários. O mesmo a respeito da preocupação excessiva. Onde será melhor colocar a sua atenção? Na preocupação, ou controlar os aspectos da sua vida que ainda estão disponíveis a você?
Não deixe que a perfeição arruíne a sua vida
Um erro comum que as pessoas cometem ao mudar suas atitudes é pensarem que têm de ser perfeitos e fazer as coisas perfeitas todo o tempo. Isso pode afastá-los do retorno positivo das suas ações. A mudança para uma atitude positiva deve ser um processo gradual. Na vida, você pode escorregar, tropeçar, cair, e isso não deve ser interpretado como negativo. Se você for aprendendo com as experiências e for aceitando as dificuldades, certamente, irá manter-se firme no caminho da possibilidade de chegar ao seu objetivo.
Se você definir um padrão irreal para si mesmo, achando que ou faz tudo perfeito ou não tem valor, o pessimismo e a negatividade vão tomar conta de você. E, assim, você poderá se sentir como um fracassado. Você fica com raiva de si mesmo. E pode desistir de mudar seus hábitos. Então, se você é otimista 40%, tente ser otimista 60%, e não 100%.
Este esforço na melhoria gradual é bem mais sustentável do que trazer o sucesso a longo prazo buscando um padrão de perfeição.
Mantenha-se firme
Quando a vida acontece de forma ruim, e ficamos desgastados pelas tentativas de superar nossos problemas, ultrapassar os obstáculos ou mudar um habito, a carga emocional pode ser tremenda e instalar-se o abatimento. Não desista dos seus esforços e do seu caminho percorrido. Por vezes, o mais difícil é aguentar o esforço o tempo suficiente para que possamos usufruir do retorno positivo.
Ao decidir-se manter firme você se compromete em tomar ações ao invés de desistir, aumentando a probabilidade de alguma coisa boa ocorrer. Mantenha-se otimista ao tomar medidas para continuar, mesmo quando passar por momentos de dificuldade.